PROJETO PONASI BURKINA FASO

PNUD GEF Projeto para Gestão da Paisagem PONASI em Burkina Faso

O Complexo PONASI em Burkina Faso refere-se a esssa grande área do centro-sul do país dominada por parques e Áreas Protegidas (PAs). Com suas áreas cincundantes, o Complexo compõe uma paisagem onde sua característica chave é a presença do segundo maior habitat natural de elefantes deste país, dividido com seu país vizinho Gana.


Essa grande parte da Paisagem de PONASI – e de seu Complexo – são o objeto e objetivo maior proposto para esse projeto.


As terras que prontamente circundam as PAs, e que compõe o Complexo PONASI, vêm experenciando uma proliferação insustentável de mal uso da terra que levam à degradação das paisagens, dos meios de sua subsistência e ecossistemas. Isso aumenta o que chamamos de "park edge effect", que aumenta a ameça a integridade das PAs. Em determinadas áreas zonas-tampão, o indiscriminado uso das queimadas para restauração da produtividade da terra em curto prazo chegou a uma escala insustentável. O aumento na demanda do uso de lenha para suprir não só a capital Ouagadougou, mas também áreas urbanas ao redor de PONASI, comprometem com grande peso os recursos forestais já escassos.


O objetivo deste projeto é promover a gestão integrada e sustentável das Áareas Protegidas do Complexo PONASI de Burkina Faso e áreas adjacentes, estabilizando o uso da terra, fortalecendo meios de conservação da biodiversidade e resguardando uma linha dos serviços ecossistêmicos, que trará vantagens ambientais em âmbito global, sustentados pela geração de beneficios socio-econômicos, nacional e local.

©  2019 Copyright

  • LinkedIn - White Circle

EBD Global Optimum EIRELI BRA CNPJ 23779118000165